Empreendedorismo na era digital: dicas, vantagens e desafios

 

A chegada da era digital promoveu muitas transformações no mundo, podemos citar a quantidade de conteúdo disponibilizado online, a gama de aplicativos inventados, o número de sites criados e muitos outros dados que possibilitaram essas mudanças.

Além disso, a quantidade de pessoas conectadas em busca de se comunicar mais rapidamente, ter acesso a informações, utilizar ferramentas e fazer negócios através da internet, aumentou exponencialmente nos últimos anos.

O empreendedorismo existe há muito tempo, mas sabemos que a forma de empreender também se modificou com a chegada da era digital. Se você quer saber mais sobre o que mudou, continue lendo até o final!

 

Empreendedorismo tradicional VS digital

 

Antigamente, o empreendedor tradicional sabia que para começar sua empresa, era necessário ter um capital monetário relativamente alto para investir em infraestrutura de um local, documentação, divulgação e muitas vezes, um colaborador.

Por outro lado, atualmente existem facilidades consideráveis para começar negócios com pouco investimento e retorno mais rápido que em tempos anteriores. Isso se deve a possibilidade de divulgação pela internet gratuitamente, de ter um CNPJ de microempreendedor individual (MEI) com pequeno custo mensal e a alternativa de fazer da sua própria casa, a sede da empresa.

Os dois formatos possuem dificuldades, e claro, suas vantagens. Mas podemos dizer que o empreendedorismo digital mudou a vida de muitas pessoas, criando a oportunidade de trabalhar com o que se gosta e tem afinidade (em homme office) sem sair de casa.

 

Vantagens do empreendedorismo digital

Trouxemos aqui algumas das principais vantagens de ser um empreendedor digital:

 

1 – Flexibilidade de horário e autonomia

Ao empreender você se torna seu próprio chefe e pode fazer seu horário. Com isso, você concilia melhor o trabalho, a maternidade/paternidade, os estudos e outros projetos de vida, para isso requer uma habilidade quando a Gestão do Tempo.

 

2 – Baixo investimento inicial

Se você quer vender um produto ou serviço, pode empreender com pouco dinheiro, o que se torna bastante atrativo.

 

3 – Oportunidades

Existe uma variedade de oportunidades que podem surgir nesse caminho. Pode ser através de novos mercados, atendendo empresas ou produzindo eventos (neste contexto, podendo ser on line), por exemplo.

 

São inúmeras as vantagens de empreender, mas podemos considerar que as três listadas acima são as mais atraentes para as pessoas.

 

Desafios do empreendedorismo digital

Os desafios também não são poucos, pois na vida nada é tão fácil. Mas você pode se preparar para as dificuldades que vai enfrentar no mundo do empreendedorismo. 

 

Conheça os principais:

1 – Decidir qual negócio começar

A quantidade de possíveis segmentos para quem quer empreender é imensa, por isso, você precisa identificar a área que terá mais afinidade a fim de conseguir se destacar e se realizar profissionalmente.

 

2 – Gestão financeira

Não é porque o investimento inicial é baixo que você não precisa se organizar financeiramente, ter um fluxo de caixa com uma planilha de entradas, saídas e investimentos será muito importante para o negócio se tornar viável a longo prazo.

 

3 – Concorrência

A concorrência no empreendedorismo digital é grande, isso porque ficou muito mais fácil ter um negócio próprio e o número de pessoas oferecendo o mesmo produto ou serviço que você oferece pode ser alto. Por isso, tenha em mente qual será seu diferencial.

 

Se você ainda não sabe qual caminho seguir, como começar e como se destacar, fique tranquilo pois está no lugar certo. Eu,  Vanessa Ziglioli posso te ajudar a dar os primeiros passos para um empreendimento de sucesso!

 

Dicas para empreender digitalmente

 

Faça cursos – realizar cursos de finanças, empreendedorismo, marketing e claro, sobre o seu nicho é muito importante para se manter atualizado e gerenciar sua empresa sozinho.

Invista em marketing digital – esse será seu grande aliado em se tratando de divulgar seu negócio, com custo baixo e bom alcance.

Mantenha o foco – dê tempo para o negócio se desenvolver, se você ficar pulando “de galho em galho”, nunca conseguirá ter sucesso. 

Dê o seu melhor e tenha disciplina – Se você quer se sobressair, faça o seu melhor e tenha disciplina para realizar suas atividades no dia a dia.

 

E então, está pronto para começar a empreender? Continue nos acompanhando para ter acesso aos melhores conteúdos de empreendedorismo ou entre contato para saber mais sobre as mentorias e cursos online para empreendedores que realizo.

 

Leave a reply

Iniciar conversa
Vamos conversar!
Olá, vamos conversar?