Como diferenciar e tratar a ansiedade e a depressão

A depressão e o transtorno de ansiedade generalizado são temas cada vez mais recorrentes no dia a dia, isso se deve ao aumento anual no número de pessoas com sintomas relacionados a essas psicopatologias. 

 

Vamos entender um pouco mais sobre elas?

 

O indivíduo que sofre de ansiedade pode sentir aflição, batimentos cardíacos acelerados, suor e até mesmo uma sensação de cansaço muito grande. Além disso, ela pode desencadear a síndrome do pânico, caracterizada por medo e desespero, quando há uma crise de ansiedade acentuada.

 

Já a depressão, está diretamente relacionada à falta de interesse em atividades do dia a dia, à angústia e tristeza muito grandes. Ela pode ser causada por uma combinação de motivos como alterações biológicas, psicológicas e sociais. Os sintomas da depressão podem variar de acordo com seu grau e serem comportamentais, físicos e psicológicos.

 

Causas da ansiedade e da depressão

 

Os motivos que levam as pessoas a desencadearem a ansiedade e a depressão podem ser muitos, isso porque cada pessoa reage de uma forma a uma situação.

 

A ansiedade tem origem em preocupações excessivas, principalmente relacionadas ao futuro, insegurança, medo, sentimentos e pensamentos, sua intensidade pode variar a cada momento e circunstância durante o dia.

 

Quando se trata de depressão, precisamos ser um pouco mais cautelosos quanto aos sintomas, isso porque eles podem ser mais profundos, persistirem durante um longo período e cada vez mais difíceis de controlar.

 

Estudos indicam que os sintomas da depressão tem origem nas alterações químicas do cérebro que ocasionam alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento e/ou autoestima. Para ter o diagnóstico certo, é preciso da ajuda de um profissional.

 

A evolução da ansiedade para depressão

 

Antes de tudo, precisamos entender que apesar dos sintomas em comum, as patologias podem ser diagnosticadas e diferenciadas levando em consideração o histórico familiar, as experiências passadas, o ambiente em que o paciente vive e a frequência e intensidade desses sintomas.

 

A ansiedade até certo ponto não é ruim, pois ela tem um propósito para existir, servindo para nos preparar para acontecimentos que estão por vir. Porém, o que muitas pessoas ainda não sabem é que a ansiedade pode se tornar uma depressão ao longo do tempo em casos mais graves, pois estar sempre no momento futuro criando expectativas altas pode levar a altos graus também de frustração e esta de forma recorrente pode desencadear a depressão.

 

Sendo assim, realizar o tratamento quando os sintomas da ansiedade são moderados ou graves é importante para não piorar o quadro. Portanto, se você tem indícios de que está manifestando a ansiedade de forma frequente e intensa no seu dia a dia, fique atento às interferências que os sintomas têm causado como dificuldade para realizar atividades, falta de interesse, sono excessivo, baixa produtividade e tristeza, por exemplo.

 

Tratamento

 

O tratamento da ansiedade  é realizado de diversas formas, entre elas com o acompanhamento com psicólogo, aromaterapia, atividades físicas, sono regular e se necessário tratamento medicamentoso. Você também pode usar técnicas de meditação como forma integrativa para controlar os sintomas e efeitos da ansiedade no seu dia a dia.

 

Já no tratamento da depressão, além da terapia individual ou familiar e as recomendações gerais de exercícios físicos, boa alimentação, meditação, etc. Pode ser necessário incluir o uso de medicamentos, prescritos por um médico, em casos mais extremos. Mas o mais importante nesse caso, é contar com a ajuda de um terapeuta para uma recuperação efetiva e descobrir a causa raiz da questão que pode ter mais de uma origem, para isso se faz necessário um mergulho para dentro de si através do Autoconhecimento.

 

Eu, Vanessa Ziglioli, sou terapeuta e Consteladora e posso apoiar no tratamento da sua ansiedade ou depressão através de algumas técnicas que sou habilitada. Dessa forma, te ajudarei a conhecer melhor seus sintomas, gatilhos, medos e angústias, e a partir daí vamos trabalhar essas questões ao longo das sessões.

 

Além disso, uma outra opção que pode transformar sua vida, é fazermos juntos uma constelação familiar. Através dela, vamos entender as situações no sistema familiar, trabalho ou relacionamento nas quais você está em desarmonia e agiremos em direção ao fluxo da aceitação e do amor, para alcançar sua consciência dos motivos da sua depressão e da ansiedade.

 

Conte comigo para ajudar em suas questões emocionais e elaborar o melhor tratamento com você! Entre em contato para mais informações!

 

Leave a reply

Iniciar conversa
Vamos conversar!
Olá, vamos conversar?